No dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, a Biblioteca da nossa escola teve uma alegria inesperada: Gil Vicente visitou-nos.
Eram dez e meia, sensivelmente, quando um mar de labaredas e um véu de nuvens azuis cobriu parte das estantes do CREM. De um horizonte indefinido aproximaram-se duas barcas enormes dirigidas por personalidades magníficas: numa delas um anjo esguio, branco e louro; na outra, um mafarrico irrequieto de capa vermelha e preta saltitando e chamando as gentes.
O público aquietou-se. Fazia-se Teatro.
E assim, presos a Gil Vicente e à adaptação dos alunos do 9ºB, fomos assistindo ao desfilar das personagens de ontem e de hoje, rindo e aplaudindo o texto, o movimento, a caracterização das personagens, a sua interpretação.
Gil Vicente, espreitando por detrás das enciclopédias e dicionários, sorria.
Mas as surpresas ainda não tinham acabado neste dia tão especial.
O público presente pôde ainda participar nas aventuras de Ulisses e assistir à luta deste herói com o enorme Polifemo, chefe dos Ciclopes e guardador de ovelhas. No trabalho de adaptação feito pelos alunos do 6ºE, há que realçar, também, a caracterização do horroroso Polifemo, de Ulisses e do Rebanho.
O público não poupou aplausos a estes magníficos personagens que, encenando um excerto cheio de acção, alegraram e encheram a biblioteca de cor e entusiasmo.
Estas apresentações foram da responsabilidade das Professoras de Língua Portuguesa, Isabel Moreira e Isabel Freire e dos Professores de Educação Visual, Armando Veríssimo e Eduarda Lima.
A todos, parabéns e obrigado.
Dalila Marques