ESCOLA E.B. 2,3 PROF. ANTÓNIO PEREIRA COUTINHO

03
Nov 08


A História do Halloween

  «As origens do "Halloween" vêm das antigas tribos Celtas que viviam na Irlanda e na Escócia. Para os Celtas, o dia um de Novembro marcava o início do Ano Novo e a chegada do Inverno. Na passagem do Ano Novo eles celebravam o festival de "Samhain", o Lorde     da     Morte.
  Nesta comemoração os Celtas acreditavam que as almas dos seus entes queridos mortos, vagueavam por todo o ambiente, incluindo também os fantasmas e as bruxas. A fim de espantar os espíritos considerados maus, eles usavam máscaras, faziam pequenas fogueiras e esculpiam o nabo (naquela época utilizavam o nabo no lugar da abóbora) colocando no mesmo uma chama.

  Quando os Romanos conquistaram os Celtas, assimilaram o festival de Samhain, adaptaram a sua cultura e, de entre diversas mudanças, uma em especial foi a de passarem a beber cidra neste dia.

  Em 835 o Papa Gregório IV transformou a celebração de Samhain na comemoração do dia de todos os Mártires e, mais tarde, no dia de Todos os Santos, que naquela época era comemorada no dia 13
de Maio, passando para 1º de     Novembro.
  A noite anterior, 31 de Outubro, ficou então conhecida como "All Hallow´s Even" ou "holy evening", tendo a palavra evoluído para "Halloween" (Hallow=Santificar)
  No dia 2 de Novembro a Igreja celebrava o Dia de Finados com o propósito de lembrar os mortos, orando pelos mesmos a fim de ajudá-los no caso de estarem cumprindo alguma expiação no purgatório. Muitos destes costumes são agora associados ao "Halloween", como por exemplo, o costume de ir de porta em porta pedindo doces (comida), que era praticado na Irlanda centenas de anos atrás. Para os que davam comida, a promessa de prosperidade era oferecida, e para os que não davam nada a má sorte iria        persegui-los.
  Em 1800 um grupo de emigrantes Irlandeses que foram para os Estados Unidos, levaram com eles o tradicional "doces ou travessuras" do Inglês "trick-or-treating" e também o hábito de esculpir a abóbora, que originalmente era esculpido em um nabo, mas quando os Irlandeses descobriram a abóbora passaram a usá-la por ser melhor.»

http://www.navegar.com.pt/index.htm

 

Maria F.

publicado por CREM Pereira Coutinho às 22:58
sinto-me:

girissimo..!
estive a estudar isso em ingles..
é fixe mas acho k a pereira é o MELHOR..!
BJO thau!
cyntia a 26 de Janeiro de 2009 às 11:40

Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

24
25
26
27
28
29

30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO