Em articulação com o Departamento de Ciências Humanas e Sociais e o Departamento de Educação Artística e Tecnológica , decorreram no CREM , de
Estas actividades assumiram formas diversas, passando por dramatizações, canções, concertos, apresentação de filmes, sessões de esclarecimento e exposição de trabalhos de alunos.
Nas dramatizações assistimos a uma adaptação do texto de José Jorge Letria “Grande Festa em Casa da Natureza” pelos alunos do 6ºD orientados pela professora Teresa Santos;
Assistimos também a dramatizações levadas a cabo pela turma do 6ºC, coordenada pela mesma professora e do 6ºI, coordenada pelos professores de Área de Projecto, Margarida Machado e José Manuel Santos. Esta turma apresentou o seu texto com fantoches de dedos e um jornal com notícias relativas ao ambiente. O conteúdo deste trabalho foi muito apreciado pelos presentes.
No dia 8 de Abril, contando com a presença da Professora Ana do Ó como convidada, o 5ºH fez a apresentação de três textos dramatizados: “A Poluição”, “Poluição Aquática” e “Alerta Vermelho...Planeta em Perigo”. Estas dramatizações foram preparadas em aulas de “Ler”, pela professora Teresa Santos que contou com a colaboração da professora Isabel Azevedo nas aulas de Estudo Acompanhado.
Quanto a canções também as houve: Fight Pollution trabalhada nas aulas de Inglês com o 6º D e a professora Dalila Dias Marques; três alunas do 6ºG apresentaram um poema, igualmente em Inglês, trabalhado nas aulas da professora Celina Rocha.
Os alunos convidados do 4º ano da EB1 de Birre 2, acompanhados pela professora Maria do Céu Deus, apresentarem um “power point” sobre a água. A estas apresentações seguiram-se dois vídeos: “O Degelo” e “ Aquecimento Global - Causas, Efeitos e Soluções.”
O CREM encheu-se com os alunos das turmas dos professores de Educação Musical, Ana Rita Abraão , Manuela Gomes e Margarida Machado que apresentaram raps da sua autoria, subordinados ao tema do ambiente. Presentearam-nos com algumas peças musicais tocadas em flauta de bisel:
Rio Triste pelo 6º B e 6º F;
O Vírus Somos Nós por Estela, Carlos Simões, Bruna Osório, Fagner Errea, Bárbara Machado (Percussão), alunos do 7ºA;
Não à Poluição, Sim à Vida
Rap da Natureza
Gosto do meu Bairro e História dos três r´s pelos alunos do 5.º A (voz);
Canguru Pugilista e
Transcrevemos o Rap da Natureza da autoria do 7º C:
Natureza porque sofres ? Porque estás a morrer ? Porque é que a poluição Te está a desfazer? Chuva ácida, Tsunamis Aquecimento Global Estão a levar a Terra À destruição Total Não me leves a mal Não faço isto por querer Tenho que te salvar Do mal que te estou a fazer Na-Tu-Re-Za Vais desculpar Vamos mudar o futuro E o Ambiente melhorar Qual será a solução? Acabar com a poluição? Começar a reciclar Aquilo que a Terra tem para dar Temos que te respeitar Não tens que te vingar Com Sismos e vulcões |
O dia 10 à tarde, foi dedicado aos alunos dos jardins de infância da Torre e Cobre.
Esta sessão constou da apresentação das questões que mais preocupam a Humanidade no que diz respeito à saúde do Planeta e na exploração de um filme de animação sobre o mesmo assunto.
A apresentação foi feita por uma ex-aluna da escola, Beatriz Manteigas, que, disfarçada de canguru, levou os mais pequenos a descobrirem os efeitos da poluição ambiental.
Através de uma animada exposição com recurso a desenhos e a objectos do quotidiano, foi fácil prender a atenção de um público tão pequenino. De realçar a forma como estes foram capazes de tirar conclusões sobre todas as questões que iam sendo colocadas, revelando já uma sensibilização muito grande relativamente ao tema.
Parabéns às famílias e à sua Educadora Manuela Clara.
Depois, os alunos do 5ºH apresentaram um teatrinho de fantoches, trabalho este que prendeu também a atenção dos mais pequeninos e que já havia sido apresentado na manhã do dia 8.
Como os alunos do Jardim de Infância da Torre não compareceram devido às condições atmosféricas, os alunos do 5ºG foram convidados a assistir a toda a programação com a sua Directora de Turma. Estiveram interessados e colaboraram positivamente nas actividades.
Estiveram presentes seis professores, uma educadora, três monitoras e cerca de sessenta alunos.
Com esta sessão encerrámos a nossa participação mais directa na Semana Cultural.
Continuaremos a tratar, até ao final de 2008, o tema do “Aquecimento Global”, estando prevista a apresentação a quatro turmas da escola, de “Uma Verdade Inconveniente” no dia 26 de Maio. Está ainda prevista a atribuição do Prémio para o melhor cartaz realizado nas aulas de Área de Projecto e, eventualmente, a realização de um concurso a nível de escola.
Dalila M. e Maria F.