ESCOLA E.B. 2,3 PROF. ANTÓNIO PEREIRA COUTINHO

30
Mar 08

Dia Internacional do Livro Infantil
2 de Abril


«Os livros iluminam, o conhecimento encanta» é a mensagem deste ano de 2008.
A imagem à direita é do pintor tailandês,         Chakrabhand Posayakrit.
O texto que se segue também:

«A busca de conhecimento por meio da leitura tem de tornar-se uma prioridade e deveria ser incrementada logo na infância.
Desde muito cedo se incute nas crianças tailandesas o desejo de conhecimento pela leitura, com base numa tradição e numa cultura sublimes.
Os pais são os primeiros professores das crianças e os monges tornam-se os principais mentores da sua orientação e educação, intelectual e mental, tanto no que respeita aos assuntos do mundo como no tocante aos valores espirituais.
Encontrei inspiração para a minha ilustração em ancestrais tradições do meu país. Por um lado, a tradição de contar histórias às crianças, por outro, a de aprender pela leitura de inscrições em folhas de palmeira e em tabuinhas que se destinam exclusivamente a ser lidas.
As narrativas escritas em folhas de palmeira provêm da tradição budista. Contam a vida de Buda e recontam histórias das jatakas (fábulas e parábolas), com a nobre intenção de cultivar as mentes jovens e de lhes instilar fé, imaginação e um sentido moral.»
Chakrabhand Posayakrit

A Mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil é uma iniciativa do IBBY (International Board on Books for Young People), difundida em Portugal pela APPLIJ (Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil), Secção Portuguesa do IBBY.

A UNESCO decretou 2008 como o Ano Europeu do Diálogo Intercultural. Com o objectivo de fomentar a escrita e a criatividade das crianças.
A Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas lança um Passatempo no qual podem participar crianças dos 8 aos 13 anos, divididos por duas categorias (dos 8 aos 10 e dos 11 aos 13 anos).

 

Passatempo "E o Outro aqui tão perto..."


O Passatempo decorrerá durante o mês de Abril nas Bibliotecas Municipais, que poderão desenvolver a actividade no número de sessões que entenderem. A Biblioteca será responsável pela recolha dos trabalhos, pela selecção prévia e pelo respectivo envio para a DGLB. Os trabalhos devem ser enviados até 30 de Abril, para Direcção de Serviços do Livro   Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas – Campo Grande, 83 – 1º, 1700-088 Lisboa, com os seguintes dados sobre o autor: nome, idade, morada, telefone e eventual e-mail.


Desde 1967, o dia 2 de Abril, dia do nascimento de Hans Christian Andersen, é a data em que se celebra o Dia Internacional do Livro Infantil com o propósito de inspirar o amor pelos livros e para chamar a atenção da comunidade sobre os livros para crianças
e jovens.


   




publicado por CREM Pereira Coutinho às 13:52

A mensagem do Dia do Livro Infantil é encantadora. Para mim os livros são mágicos: são viagens, são tempo que surge do nada, são sentimentos que nascem e se descobrem, são mimos para a alma. E devemos saber "hidratar" o pensamento...
Obrigada ao Crem !
Manuela Gomes a 9 de Abril de 2008 às 22:38

Obrigada pelas tuas palavras, Manela!

Têm música, têm poesia e são um incentivo para nós.
Bloga " sempre que puderes.
Maria F

Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
17
18
19
21
22

23
24
25
26
27
28

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO